STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

PLR
SUSPENSA A NEGOCIAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DA PLR 2021 COM A VALE
sem imagem

O STEFEM e a Vale realizaram uma segunda rodada de negociação da PLR de 2021 na tarde dessa quinta-feira, 3 de dezembro.

Por causa da forte reação do STEFEM e dos trabalhadores em relação a sua proposta inicial da Vale para a PLR do exercício 2021, a empresa retirou a proposta de alteração do gatilho existente no acordo atual e transferiu a negociação do acordo de PLR de 2021 para o próximo ano, após a aprovação do Acordo Coletivo Regional de 2021.

No entanto, a Vale mantém a proposta de redução da PLR para alguns trabalhadores com jornadas de 6 horas diárias.

O Sindicato agora cuidará da negociação do acordo coletivo regional, que deverá ocorrer em janeiro de 2021, e somente após a finalização dessa negociação, e da aprovação deste pela categoria, voltará a tratar da negociação da PLR de 2021.

Alguns sindicatos de trabalhadores onde não há trabalhadores em turno de 6 horas seguem em negociação com a empresa para se chegar a um acordo ainda em 2020, mas em todas as bases será retirada a proposta de modificação do gatilho do econômico existente no acordo atual.

Assim, embora tenhamos obtido duas vitórias, uma quanto ao conteúdo do acordo e outro quanto ao prazo de negociação, o STEFEM segue atento para impedir que o acordo de PLR seja utilizado para chantagear trabalhadores a adotarem jornadas de trabalho de maior duração. Por isso, é importante que cada trabalhador continue conversando com seus colegas de trabalho, em especial aqueles em turnos de 6 horas, sobre o risco real de redução da PLR referente ao exercício 2021.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial