STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
Negociações do ACT Específico com a Vale continuam no dia 4 de agosto
sem imagem

A direção do STEFEM e a Vale se reuniram nos últimos dias 27 a 29 de julho para discussão de pauta visando a celebração do Acordo Coletivo Específico, com proposta de duração de dois anos (2021/2023).

Inicialmente, a empresa afirmou que sua proposta seria a manutenção de todas as cláusulas do acordo coletivo vigente, mas pretende alterar as condições de dois direitos, sobre os quais o Sindicato mostrou resistência e deverão ser melhor discutidos na próxima reunião. Ainda em sua proposta, a empresa pretende trazer para o acordo específico oito cláusulas do acordo nacional: Adicional noturno; Turno de 6 horas; Horas extras; Registro de frequência, Quadro de aviso; Questões Sindicais; Reuniões de acompanhamento do acordo; implantação de novas tecnologias.

Diante das argumentações da direção do sindicato, a Vale concorda em renovar as seguintes cláusulas do atual acordo: Turno de 11h25;Tratamento fora do domicílio (TFD); Auxílio creche/babá; Ponto por exceção; Jornada semanal de 40 horas; Liberação para participação em provas; Passagem de Trem; Compensação de dias de feriado, entre outras.

Na discussão da pauta econômica, a empresa propõe diárias de viagens rotineiras no valor de R$ 70,80, de agosto de 2021 à março de 2022. A partir de abril de 2022 o valor desta diária passa a ser de R$ 74,00.

O sindicato cobrou, no entanto, respostas para outros pontos da pauta que ficaram de ser analisados pela empresa.

Nova reunião já está agendada para o próximo dia 4 de agosto, quando a empresa deve apresentar sua proposta global para submeter aos trabalhadores.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

foto foto foto

foto foto

 

Veja abaixo o video

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial