STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Participação nos lucros
PLR DA VLI QUASE NO MÁXIMO
BLOCO EMPRESA ATINGIDO EM 99%
sem imagem

Valor a ser recebido dependerá de cada Área e Equipe

A VLI apresentou hoje ao STEFEM, através de reunião por videoconferência, os resultados de 2021, que permitirão aos trabalhadores receberem o pagamento pela sua Participação nos Lucros e Resultados da empresa.

Esta condição já ficou caracterizada desde novembro, quando o valor ebitda da empresa superou a marca de 80% do orçado, marca que dispara o gatilho para pagamento da PLR aos trabalhadores. Os resultados finais do ebitda atingiram em dezembro 99% da meta e a empresa afirma estar trabalhando para viabilizar a antecipação do pagamento da PLR no dia 15 de março.

Na apresentação ao Sindicato, foram demonstrados três casos simulados. O valor atingido pelo ebitda já garante 0,87 salário, representando o bloco “Empresa”, que tem o peso de 30% do cálculo. Os outros dois blocos (Área e Equipe) têm peso de 35% cada um, podendo chegar a 1,58 salários para cada um destes blocos. O trabalhador que alcançar o máximo da meta nestes dois blocos terá, desta forma 4,03 salários de PLR. Já quem ficar na meta terá um acréscimo de 1,05 salário em cada um destes blocos, ou seja, totalizando 2,97 salários de PLR. Já com o atingimento do mínimo da meta, cada um dos blocos garantiria 0,53 salários, totalizando com a meta empresa 1,93 salários de PLR. A empresa disponbilizará o simulador aos trabalhadores.


ACORDO COLETIVO PARA A PLR DE 2023

A empresa afirma que esta é a proposta final para um acordo com vigência de um ano. Para viabilizar a integralidade da PLR de 12 meses, a empresa cobra do Sindicato aprovação da proposta até 15 de março, sendo que a aprovação em mês posterior faz com que o valor a ser recebido caia 1/12 para cada mês de atraso.

As cláusulas propostas, portanto, não podem ser consideradas de forma isolada, pois fazem parte de uma proposta única e indivisível, condicionada à construção da via negocial.

A empresa ressaltou, que esta é a Proposta Final para celebração do Acordo de PLR 2022 e que a mesma representa a soma dos limites dos esforços para composição de um acordo entre as partes, que viabilize a manutenção dos itens que foram negociados junto aos sindicatos em relação ao modelo de PLR, tornando o programa mais factível, com maiores chances de atingimento dos resultados para ano de 2022.

O STEFEM agendará assembleias com os trabalhadores em tempo hábil, para que a categoria não sofra qualquer prejuízo em sua PLR a ser recebida em 2023.

MANUTENÇÃO DO MODELO DE PLR

Ainda na reunião, a VLI apresentou a proposta para a PLR sobre o exercício de 2022, que será paga no próximo ano.

 Manterá a redução do gatilho de 80% do ebitda, que garante o pagamento da PLR e o máximo do ebitda em e 105%;
 O pagamento dependerá exclusivamente do ebitda para habilitar o pagamento;
 As metas são definidas até o nível de liderança (ou seja, a meta do bloco equipe dos empregados será igual a meta do gestor) unificando os esforços e evitando diferenças entre equipes.
 O programa continua com a sua capacidade de suportar variações que acontecem normalmente no processo produtivo (concorrência, problemas operacionais, perdas de volume, intempéries, situações sociais diversas e etc...);
 O modelo proposto reduz a chance de não haver PLR no ano de 2022.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial