STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações ACT
VALE COMEÇA A DISCUTIR PROPOSTAS DE ADITIVO AO ACORDO COLETIVO ESPECÍFICO
sem imagem

O STEFEM participou hoje com a Vale da primeira reunião em que a empresa começa a apresentar propostas com o propósito de assinar um “aditivo” ao Acordo Coletivo de Trabalho Específico, que tem sua vigência até março de 2023.

Na reunião de hoje, a empresa apresentou dois pontos, sendo o primeiro a extensão por mais 4 anos do direito ao Prêmio de Assiduidade, que substituiu o pagamento de horas in itinere, eliminado com a reforma trabalhista de 11 de novembro de 2017, no governo de Michel Temer. No segundo ponto, a empresa quer discutir o início de fim de jornada de trabalho, já insinuando a pretensão de caracterizar o início do ponto no local de trabalho.

Segundo os RTs da Vale, as propostas, num total de oito serão apresentadas gradativamente, ponto por ponto. De imediato, lembramos que nosso ACT Específico tem vigência até março do próximo ano e não poderemos admitir qualquer mudança aditiva que prejudique direitos dos trabalhadores.

O STEFEM definiu fazer uma análise inicial e, observando as perspectivas aos trabalhadores, solicitar autorização à categoria para negociar, para, depois, levar para aprovação ou não em assembleia.

A empresa quer também agendar reunião para o próximo dia 2 para apresentar propostas específicas em relação aos maquinistas, avisando que no mesmo dia estará se reunindo com demais sindicatos que representam ferroviários em todo o País.

É importante discutir a fundo todas as eventuais propostas da empresa, mas também de apresentarmos demandas dos trabalhadores, diante de dificuldades enfrentadas pela categoria com a evolução da inflação, sobretudo nos itens alimentação e diárias.

O STEFEM manterá a categoria plenamente informada imediatamente após cada reunião, lembrando a todos da necessidade de nossa mobilização para defender os direitos construídos ao longo do tempo.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial