STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
VALE APRESENTOU PROPOSTAS DE MAIS DOIS PONTOS ADITIVOS AO ACT ESPECÍFICO
sem imagem

Empresa, no entanto, não dá detalhes de suas propostas e deverá fazê-lo em um “pacotão”, depois de apresentar pontos a conta-gotas

Participamos na manhã de hoje de mais uma reunião com RTs da Vale, para ouvirmos as demais propostas que a empresa está apresentando como aditivas ao Acordo Coletivo de Trabalho Específico, que tem vigência até março do próximo ano.

Apesar de vir anunciando oito pontos que pretende discutir, a empresa, como fez na primeira reunião, está apresentando propostas a conta-gotas.

A empresa voltou a falar da proposta apresentada na última reunião, ressaltando que a renovação do "Prêmio Assiduidade" por mais 4 anos se aplica a cerca de 400 trabalhadores em Canaã dos Carajás, Parauapebas, Serra Leste, Curionópolis.

Na manhã de hoje a Vale afirmou que atende­ ria uma demanda do STEFEM, e, a primeira proposta apresentada, afirmou sua intenção de reajustar o valor da diária operacional, lembrando que ela foi reajustada recentemente de R$ 70,80 para R$ 74,00 e que o novo reajuste seria discuti­ do em próxima reunião com o Sindicato.
Apresentou também uma segunda proposta para implantar a prontidão de maquinistas na sede, lembrando que isto já acontece fora da sede. Para implementar esta extensão de prontidão, a empresa informa sua intenção de pagar um "bônus diário" por intervalo de refeição. Afirmou

ainda sua intenção de conceder um aumento de salário para maquinistas de viagem, caracterizando este valor como "vantagem pessoal", incidindo sobre todas as verbas trabalhistas que se aplicam nos salários.

Estes pontos apresentados ao STEFEM foram também informados aos demais Sindicatos que representam trabalha­ dores na Vale, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A direção do Sindicato não se posicionou sobre nenhuma proposta, até porque a empresa não apresentou concretamente os valores e as condições de implementação das medidas. Voltamos a ressaltar que o STEFEM fará análise pormenorizada de todas as propostas quando vierem oficial­ mente, com valores e impactos, para que possamos esclarecer todas as dúvidas, alterar e melhorá-la no que for necessário. Não levaremos para assembleia dos trabalhadores nenhum aditivo que represente prejuízo, só convocando a categoria para apreciar e deliberar sobre uma proposta construída de forma a preservar todos os direitos e avançarmos nas condições postas no Acordo Específico.

Nova reunião já está agendada para a próxima segunda-feira, 6 de junho, quando os demais pontos devem ser apresentados pela empresa.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial