STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
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Problemas diversos
SINDICATO DISCUTE COM A VLI PENDÊNCIAS E PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS TRABALHADORES
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Os problemas enfrentados por trabalhadores na VLI e as primeiras conversações visando o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022 foram os principais pontos discutidos entre o STEFEM e a empresa, em reunião realizada nesta terça-feira, 21 de junho.
Os diretores do Sindicato – Joabson Morais, Carlos Soares, Fonseca e Joselias – participaram do primeiro encontro presencial após um período mais grave da Pandemia de Covid, discutindo com o representantes da empresa Philip e Suzane, demandas dos trabalhadores que se arrastam há muito tempo sem solução.
Nesta reunião, discutimos os seguintes pontos:

PERICULOSIDADE DE OPERADORES DE AUTO DE LINHA E ESCAVADEIRA HIDRÁULICA As discussões sobre o tema não avançaram, em razão de discordância técnica, especialmente diante da alegação de eventualidade e tempo reduzido de exposição . O Sindicato, através do diretor Joabson, fará um levantamento criterioso e minucioso com todos os trabalhadores envolvidos, para saber local, número de abastecimentos semanais e tempo gasto em cada abastecimento;

PERICULOSIDADE PARA OPERADORES DE AUTO DE LINHA COM ROÇADEIRA – foi informado pela empresa que apenas uma equipe com dois trabalhadores efetua esse tipo de tarefa, e que estes voltarão a receber o adicional a partir de 1º de julho. A empresa afirmou responder ao sindicato sobre pedido de retroatividade do pagamento;

HORA DE ALMOÇO DE MAQUINISTAS DE VIAGEM – a empresa se disponibilizou a procurar um meio de sanar o problema. O Sindicato deixou claro que não havendo uma resposta que atenda ao direito dos trabalhadores, a demanda será judicializada;

FECHAMENTO DE PONTO DA VIA PERMANENTE FORA DA SEDE – a empresa ficou de fazer um alinhamento com todos os supervisores, para que todas as turmas cumpram um mesmo procedimento – fechamento do ponto por aplicativo, ponto eletrônico no local de fechamento (cerca ou hotel);

MEDICAMENTOS – a empresa ficou de verificar os termos do acordo e encaminhar uma resposta imediata ao sindicato;

MAQUINISTAS DE VIAGEM que forem realizar atividades de manobra, esta deverá vir na escala programada. Não estando programado e o trabalhador for executar manobras, o excedente a 8 horas será pago como hora extra. Também ficou acordado que nesse caso deverá acontecer rodízio entre todos os maquinistas do destacamento;

PERICULOSIDADE - O STEFEM realizará um levantamento com todos os maquinistas de pátio, exceto São Luís, para identificar se todos recebem periculosidade nas manobras dos comboios de combustível.

          

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