Depois de assembleias realizadas durante a semana em todas as bases representadas pelo STEFEM e votação secreta dos trabalhadores, 96,2% dos votos apurados aprovaram a proposta da Vale negociada com o Sindicato para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024. Foi aprovada também com 95,3% a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho da PLR, mantendo o mesmo modelo hoje vigente (confira os números na tabela ao lado).
O alto índice de aprovação dos trabalhadores demonstra o acerto do processo de negociação coletiva entre o STEFEM e a Vale, resultando em uma proposta de acordo importante, depois de termos rejeitado em mesa várias iniciativas da empresa, que tendiam para prejudicar tanto os benefícios econômicos, aplicando reajuste em uns e deixando outros defasados, quando nos próprios salários, onde a empresa chegou a consultar até a possibilidade de reajuste escalonado, sem reparar a inflação e muito menos conceder ganho real.
Nas negociações, impedimos também que a empresa mexesse no modelo atual da PLR, rejeitando a tentativa da Vale de mexer no “gatilho” que garante o pagamento do direito.
Ainda positivo no Acordo Coletivo, evoluímos a contribuição da empresa para a Valia de 1% para 2% sobre os salários mais baixos (até R$ 5.253,91), que permite fazermos uma reserva destinada à nossa aposentadoria complementar.
Os trabalhadores, mais uma vez, demonstraram seus espírito de unidade e compareceram em peso nas assembleias, apoiando o Sindicato e nos fortalecendo para as lutas que seguem pelos direitos coletivos.
